Titulo da Mixtape: 3Bandeiras Artista: Masta Grupo: Força Suprema Ano de Lançamento: 2014 Label: Make Money Music/MmhummOkahhh Ent Produtores: Orelha Negra, StarHigh Beats, David Liberace, Ratopera Beats
Masta é um rapper diferenciado, focado na lealdade e com uma habilidade impressionante de improviso. Hoje, quero destacar a sua grande Mixtape “Três Bandeiras” (Angola, LS, Força Suprema), lançada em 2014 com o selo da Make Money Music. É importante lembrar que, como artista solo, Masta nunca fez parte do selo Dope Musik. Atualmente, o rapper tem o seu próprio selo, o MmhummOkahhh Ent.
Acordei a ouvir o rapper Masta, aquele mesmo que actualmente anda com a tropa da Caop A e B. Mas o meu foco não está no seu estado actual; eu volto ao passado e me pergunto: “Qual é o mambo?”. Olho para a qualidade que este super rapper nos proporcionou no Rap Angolano, tanto quando fazia parte da Força Suprema quanto como Força Suprema.
Espero que não entendam mal, mas ainda prefiro ouvir a Mixtape “Três Bandeiras”. Não apenas pela produção musical hip hop, mas também pela estrutura da Mixtape, que é composta por sonoridades incríveis.
Acredito que o Masta precisa se reencontrar, e não estou a dizer que ele precisa voltar ao passado, mas sim que o que ele nos proporcionou durante anos de carreira é algo único. Assim como o Rap Angolano dos anos 2000 não terá igual, o Hip-Hop é uma cena singular, que exige adaptação à realidade actual.
Não queria falar de outras cenas do rap, mas sou obrigado a explicar que o rap é como o vinho: quanto mais velho, melhor. E assim está a Mixtape “Três Bandeiras”. É uma terapia para relaxar e apreciar a lealdade que este rapper carrega como um verdadeiro membro da Força Suprema e as ruas.
Aproveitando a discussão que as redes sociais trazem sobre quem criou a Força Suprema, é claro que o processo de formação de um grupo de Rap deve ter consenso entre seus membros. No caso da Força Suprema, é evidente que o rapper Masta é um dos criadores do grupo, ao lado de Don G e NGA.
Vale lembrar que o grupo lançou o álbum “Baseado em Factos Reais”, já disponível nas ruas. Recentemente, Masta participou da música “Um Dia Vão Soltar”, de Gumastó e Puto Milagre, cujo videoclipe está disponível no YouTube, e claro o verso do rapper Masta é destaque em notícias de hip hop rap embora seja um Kuduro.
Voltando ao que realmente interessa, a Mixtape “3Bandeiras” do rapper Masta é uma das melhores Mixtape de Rap e merece uma análise profunda. O rapper, com seu estilo próprio OGBIGBABE, contou com a participação de Kilandukilu B.T.K, Pier Slow, Soraia Ramos, Hélvio, Street Niggaz, Fred Lewis, Deezy, entre outros.
Masta tem exagerado na adaptação, então prefiro o Masta do “Três Bandeiras” e não este do “Desculpa, mas eu só quero falar de amor”. Recuso-me a acreditar que este seja o mesmo Masta do “Crocodilo”. Recuso-me a acreditar, mas assim é a vida, e no rap é a mesma coisa: alguns mudam para melhor, outros para pior. Mas enquanto temos a Mixtape “Três Bandeiras”, vamos aproveitar.
A mixtape encontra-se disponível para download e escuta nas principais plataformas de streaming, como YouTube, Apple Music, Spotify e outras mais.
Tracklist:
01 Masta – Introdução (Prod. David Liberage)
02 Masta – Sangue Angolano (Feat.Kilandukilu B.T.K)
03 Masta – Michael Jackson (Prod.Erivaldo Esteves)
04 Masta – Que Sa F#d# O Juiz (Feat. Pier Slow) (Prod. David Liberace)
05 Masta – Melhor Esquina de Sempre (Prod.Orelha Negra)
06 Masta – Uma Vela…
07 Masta – 3 Bandeiras (Feat. Soraia Ramos & Hélvio)
08 Masta – Skit ( Street Niggaz )
09 Masta – Sinais de Gangs (L.S) (Prod.Ratopera Beats)
10 Masta – Nasty Girl (Feat. Fred Lewis) (Prod. Fred Lewis)
11 Masta – Supa Girl (Prod. Luther Py)
12 Masta – Quebrar a Rotina (Feat.Tamin) (Prod.David Liberace)
13 Masta – Teu Número (Feat. Deezy)
14 Masta – O Puto (Feat.PDL) (StarHigh Beats)
Leave a comment