Oruam, rapper da Mainstreet Records, acaba de lançar o single “A Rua Cercada Por Divisão”, com participação de MC Poze do Rodo e Fubá. A música faz parte do projeto “Manifesto”, onde o artista dá voz a quem vive a realidade reprimida das favelas.
“A Rua Cercada Por Divisão” é lançado um dia depois de Oruam ser cercado pela polícia do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (22), para o cumprimento de um mandado de prisão preventiva. O rapper é acusado de sete crimes, entre eles: tráfico de drogas, associação ao tráfico, resistência, desacato, ameaça e lesão corporal.
O mandato judicial foi emitida após uma confusão com a polícia durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa do rapper. Hoje (23), Oruam se entregou à polícia e, aproveitou o momento para lançar a música “Divisão” como forma de protesto e resistência.
O single traz críticas à actuação da polícia nas comunidades, destaca a opressão nas favelas, a perseguição contra jovens negros e pobres e a constante violência policial que atinge moradores inocentes. A letra da música reforça a missão do projecto “Manifesto”: dar voz a quem não tem voz.
Mesmo com tantas críticas em torno do seu estilo e actitude, Oruam é um dos rappers mais ouvido do Brasil actualmente seu single “Lei Anti Ouram que em 6 meses já carrega mais 65 Milhões de visualização lá no YouTube. Sua arte traz consigo a vivência das ruas e une diferentes elementos da cultura urbana brasileira.
Após Poze do Rodo ter enfrentado acusações parecidas, agora é a vez de Oruam lidar com a mesma pressão. Esse caso reacende o debate sobre a criminalização do rap no Brasil e a perseguição a artistas que denunciam a realidade das favelas em suas músicas.
Ouça “DIVISÃO”:
Leave a comment