Eminem e sua editora Eight Mike Styler, estão a processar a Meta Platforms (empresa mãe do Facebook, Instagram e WhatsApp) por violar os direitos autorais. A ação, movida em 30 de maio de 2025, alega que a Meta usou 243 músicas do catálogo de Eminem sem a devida autorização, especialmente em funcionalidades como “Reels Remix” e “Original Audio” no Instagram, permitiu que usuários incorporassem essas faixas em seus vídeos.
A editora busca uma indenização total de US$ 109 milhões, incluindo US$ 150.000 por cada música usada indevidamente, além de compensações por perdas financeiras e desvalorização dos direitos autorais. Alega-se que essas músicas foram reproduzidas em milhões de vídeos, gerando bilhões de visualizações sem remuneração adequada.
Embora a Meta tenha afirmado possuir acordos de licenciamento com diversos parceiros globais e estar negociando de boa-fé com a Eight Mile Style, a editora sustenta que nunca concedeu autorização para o uso dessas músicas e acusa a Meta de continuar armazenando e reproduzindo cópias não autorizadas, mesmo após reclamações anteriores.
Este processo destaca as crescentes tensões entre criadores de conteúdo e plataformas digitais quanto à proteção de direitos autorais e compensações adequadas no ambiente de conteúdo gerado por usuários.
Leave a comment