Flagelo Urbano, ou simplesmente Sambala, é um dos melhores rappers de intervenção social em Angola e, se não da lusofonia, um dos poucos que traz qualidade em suas abordagens. Ele está “Entre o Tempo e a Memória” de quem acompanha este grande artista.
É um dos poucos que ainda mantêm em suas veias o estilo próprio do Rap underground. Mesmo com pouca mídia, suas músicas no cenário servem de inspiração para muitos fazedores do rap underground angolano e além.
Finalmente, a espera por um novo álbum acabou. No dia 24 deste mês, o rapper lançou seu mais recente trabalho, Desvio Padrão. Claro que este álbum é para adultos e não para quem gosta de ouvir futilidades.
Desvio Padrão não aborda apenas fome, religião e desigualdade social; é muito mais do que isso. O rapper entrega um audiobook completo que nos leva a refletir sobre o mundo e, principalmente, sobre a Afrika. Este álbum é uma continuidade de seu trabalho anterior, O Ermo.
Desvio Padrão traz consigo uma abordagem mais abrangente, mais africana, mais voltada para a intervenção, além de olhar profundamente para o cenário do rap. Quando o rapper apresenta uma faixa como Epistemicídio, somos levados a refletir sobre a Afrika. Logo depois, ele traz uma abordagem pacífica com Humanidade e Razão.
Há muito a se discutir, mas é melhor você ouvir e compreender a grandeza que o rapper Sambala apresenta em suas abordagens. Mesmo assim, ele dá um olhar tão rápido sobre o cotidiano e segue em frente retratando o cenário real de Angola.
Desvio Padrão traz colaborações de artistas como Ndaka Yo Wiñi, Crala Moreno, Dino Ferraz, Brigadeiro Matafrakuxz e Branca. O álbum está disponível para audição nas principais plataformas de streaming, como YouTube, Apple Music e Spotify.
Leave a comment