
Tyler, The Creator leva Melhor Capa de Álbum com “Chromakopia” e vence Bad Bunny no Grammy.
Tyler, The Creator conquistou o prêmio Melhor Capa de Álbum no Grammy Awards, neste domingo, pela identidade visual de Chromakopia. O prêmio representa um marco da cerimônia, pois foi entregue de forma independente ao retornar a categoria, ao reconhecer especificamente o trabalho de arte e design que origina o projeto dos álbuns.
A vitória reflete a força do conceito visual de Chromakopia, assinado por Shaun Llewellyn e Luis “Panch” Perez, um projecto para o qual a estética, o enredo e a música são entrelaçados. Tyler, conhecido para fazer da imagem a extensão do som, rebate seu leads estilístico e transforma a capa do álbum em parte constituinte da experiência cultural do projeto e não somente um elemento promocional.
A disputa foi acirrada, decidida nos preços do detalhe. Tyler venceu capas de álbuns que também apostaram em identidade visual e conceito. Debí Tirar Más Fotos de Bad Bunny, The Crux de Djo, Glory de Perfume Genius e Moisturizer de Wet Leg eram os concorrentes, projetos referenciados pela ousadia estética e consistência visual.
O prêmio de Chromakopia fortalece a importância do design gráfico e da direção de arte na indústria de música atual, em especial para o Hip Hop, onde imagem, conceito e mensagem sempre ocupam posição central. A conquista de Tyler sugere que as gramáticas visuais ainda são um terreno decisivo de inovação e da própria identidade artística na cena global.
Leave a comment