Produtores: Mike Dean, No I.D., Jeff Bhasker, RZA (Wu-Tang Clan), Bink!, Symbolyc One e DJ Frank. Participações: Jay-Z, Nicki Minaj, Rick Ross, PushaT, Raekwon, Kid Cudi, CyHi The Prynce, Swizz Beatz, John Legend, Rihanna, Elton John (piano e vocal), Bon Iver (“Lost in the World”), Charlie Wilson e Béyoncé.
O ano era 2010 quando Kanye West lançou um dos álbuns mais icónicos da história do rap norte-americana, My Beautiful Dark Twisted Fantasy. Considerado por muitos como melhor álbum da sua geração, este projeto definiu um novo padrão de qualidade no rap dos Estados Unidos.
Porquê? O álbum teve um desempenho extraordinário em todos os aspectos. Na sua primeira semana de lançamento vendeu mais de 496 mil cópias, estreando diretamente em #1 na Billboard 200, a principal tabela de álbuns dos EUA.
O sucesso foi imediatamente estrondoso e travou, atualmente, o álbum tem mais de 5 mil milhões de streams no Spotify, torna-se o 3º álbum de Kanye West a alcançar essa marca. Além disso, My Beautiful Dark Twisted Fantasy marcou a 4ª estreia consecutiva de Kanye West em #1 da Billboard, consolida o rapper como uma das figuras mais influentes da música mundial.
O álbum é uma verdadeira recomendação obrigatória para quem quer entender o impacto do rap americano em 2010. Em 2019, foi eleito pela Billboard o Álbum da Década (o que, convenhamos, não é à toa para uma obra que até hoje continua a gerar cerca de 2,2milhões de streams diários).
Leave a comment