Fui até o fundo e encontrei aquela que, para muitos e também para mim, é uma das melhores sagas do rap angolano, “O Especialista”. Esta, de facto, é uma das mais completas mixtapes no que toca a punchlines, flow, métricas, lirismo e Duplo sentido. Tudo o que uma verdadeira saga de rap merece está aqui.
A saga é do Abdiel, um dos maiores nomes que o rap da língua portuguesa e o rap angolano já viram. O rapper iniciou uma das coleções mais históricas do género com 9 volumes, que marcaram uma geração e definiram o verdadeiro significado do liricíssimo e trocadilhos.
Abdiel é um dos artistas mais completos que o rap angolano tem. A forma de ele rimar é limpa, direta e compreensível e isso fez com que ele fosse um exemplo para muitos que buscam qualidade e clareza nas barras. Se houvesse um prémio de projeto atemporal, “O Especialista” certamente estaria no topo.
A saga de mixtapes denominada “O Especialista” compreende nove partes, e cada uma abrange uma concepção diferente. A história teve início após a mixtape colaborativa com Cage One, intitulada “Habituem-se” lançada em 2007, imediatamente após “Abisolutos”, ano depois lançou o primeiro volume de “O Especialista vol.1”, que foi lançado em 2008, e que trouxe algo novo numa época em que muitos rappers ainda estavam preso no underground.
A série desenrolou-se com lançamentos que marcam uma geração:
- A Recarga – Vol. 2 (2009)
- Carapodre – Vol. 3 (2010)
- Trogoldita – Vol. 4 (2011)
- Alta Definição – Vol. 5 (2012)
- Minha Instrução – Vol. 6 (2012)
- Damas e Vagabas – Vol. 7 (2013)
- Matadouro – Vol. 8 (2015)
- Caça ao Tesouro – Vol. 9 (2024)
Do ponto de vista de flow, rimas, barras e Duplo Sentido, até contemporaneamente, muito poucos conseguiram ter um impacto quanto “O Especialista”. Antes mesmo do êxito do grupo Elenco de Luxo, Abdiel já era o rapper das ruas, enquanto a sua junção aos outros, reforçava o seu estatuto de um dos mais ouvidos e respeitados do país.
Sem vídeos promocionais ou grandes campanhas de promoção, Abdiel estabeleceu-se como referência do rap angolano. É verdade que, ultimamente, parece ter sido mais ausente, mas esse é um ponto que não apaga o legado que ele construiu.
A saga “O especialista” continua actual e pertinente, uma vez que revela como ele sempre foi um mestre em duplos sentidos, trocadilhos e barras completas. Mais do que uma coleção de mixtapes, “O especialista” é um manifestação artística, independência, de representatividade, identidade e ideologia artística.
Abdiel foi capaz de fixar cada volume como um momento significativo na caminhada do rap angolano. Antes de qualquer crítica, o melhor é escutar todas as mixtapes da saga e perceber o porquê de tantos Fans defenderem Abdiel de forma tão convicta.
Talvez ele precise apenas reencontrar motivação e voltar a fazer músicas inspiradoras e cheias de barras. É um facto que o volume 9, publicado em 2024, não era o que muitos esperavam, especialmente porque neste volume deveria ter sido um álbum completo. De qualquer forma, “O especialista” continua a ser uma das maus obras do rap angolano, um símbolo do talento e da perseverança de Abdiel.
Leave a comment