Certamente, você já se perguntou qual é o melhor “beef” do Rap Angolano. Para responder a essa pergunta, é importante entender que os “beefs” geralmente começam com uma “Punch Lines” simples e, à medida que surgem as “Diss Tracks”, evoluem. Esses conflitos podem servir como entretenimento, mas muitas vezes se tornam pessoais e perigosos.
Agora, vamos esclarecer alguns termos:
Punch Line: Em palavras simples, é uma linha de rap que atinge diretamente outro rapper, como um soco verbal na cara
Diss Track: Uma expressão originada nos EUA, que se refere a uma música de desrespeito direcionada a alguém. Aqui, as coisas evoluem das “Punch Lines” para respostas diretas, e às vezes até para faltas de respeito nas músicas, podendo chegar à violência.
No cenário do Rap Angolano, existem muitos “beefs”. Embora eu não possa listar todos aqui, posso mencionar alguns notáveis:
Uno Czar vs. Movimento Herror Cor
TRX Music vs. CEFKappa
TRX Music vs. Young Family
Sanguinario vs. CEFKappa
Esses “beefs” são relevantes, mas considerando a consistência, é como se J. Cole desistisse de uma forte briga entre Drake e Kendrick Lamar pelo amor e respeito do K.Dot.
Vantagens e desvantagens dos “beefs”:
Vantagem: Mostram criatividade e habilidade de resposta.
Vantagem: O liricíssimo é a melhor arma para vencer o adversário.
Desvantagem: Os “beefs” podem evoluir para questões pessoais e até violência, como aconteceu com os rappers Yungeen Ace e Foolio, ambos de Jacksonville, Flórida, cujo conflito resultou em tragédia.
Sem enrolação, aqui temos os 5 melhores beefs do Rap Angolano.
-
TRX Music vs Mobbers
Certamente, você deve estar se perguntando como é possível esse beef fazer parte do top 5 dos melhores do Hip Hop/Rap Angolano. Temos uma breve explicação: primeiro, esse beef foi um dos melhores da nova escola, ocorrendo em 2016. Os rappers entraram em conflito direto após muitos rumores.
As respostas foram rápidas e, até hoje, ainda surgem algumas linhas sobre o assunto. Alguns dizem que o grupo “Mobbers” se tornou a referência no Rap New School, e isso levou o rapper Tio Edson a dizer na música “Apanhei Massa” que “TRX ajudou os Mobbers, dá orgulho pelo crescimento”. Após essa linha, os amigos se tornaram inimigos. Embora o conflito direto tenha terminado, a paz ainda não reina totalmente.
-
Yebba Ent vs Zone Music
Aqui, o culpado foi o DJ Soneca, que reuniu os rappers do Elenco de Luxo para uma faixa “Nós Amamos o Rap”. Nessa faixa, estava confirmado o rapper Naice Zulu, mas seu verso não apareceu na versão final. Esse foi o beef com mais desrespeitos, e Yebba enterrou a Zone com sua EP “Koreia”, destacando-se com a música “Na Leilei”.
Leonardo Shankara brilhou, mas a Zone Music respondeu com a faixa “João Pina”, onde Eddy Flow, Nigga Jó e o próprio Nasce Zulu deram o seu melhor, mas não foi suficiente para aguentar o trator do Extremo Signo e Ready Neutro. Hoje, reina a paz entre os grupos.
-
Kalibrados vs Army Squad
O responsável por esse beef foi o artista Anselmo Ralph. Na época, ele começava a dar os primeiros passos rumo ao sucesso na música Angolana. O beef, inicialmente tímido, começou com “Enche O Copo” e evoluiu devido a rumores. Enquanto isso, os Kalibrados lançavam o primeiro álbum do grupo, “Negócio Fechado”, tornando-se o melhor grupo do momento. Surgiram outras músicas como “Quem Manda No Teu Block”, e outras continuaram a sair. Até mesmo um show foi organizado para a reconciliação dos dois grupos, que evoluíram para o Projeto X. Hoje, vivem em paz e voltaram a ser bons amigos.
-
Dji Tafinha vs Kid MC
Esse foi um dos melhores beefs do Rap Angolano, e claro, sinto saudades dessa época. Kid MC era o destaque, enquanto Tafinha, embora menosprezado pela força lírica que Kid MC apresentava na época, conseguia sobreviver a todos os ataques. Músicas como “Relatório” e “Velório” formaram um dos melhores beefs diretos, onde os rappers mediam forças em liricíssimo, métricas e criatividade, tudo por conta de rumores. Hoje, já reina a paz, e eles chegaram a fazer um álbum colaborativo intitulado “Conflito de Titãs” para encerrar o conflito após quase 8 anos de rivalidade direta.
-
Projecto X vs Força Suprema
Este é considerado por muitos o melhor beef do Rap Angolano, embora essa escolha seja subjetiva. O conflito surgiu por conta de uma punchline na música “Estamos a Dar na Cara” do grupo Força Suprema, do álbum “A União Faz a Força”, lançado em 2016: “Concorrência dá pena, já ninguém nos para…”. Nesta música, os rappers provocaram as lendas do cenário, que eram “Army Squad e Kalibrados”.
As lendas responderam com o single “Avisa que Estamos a Back”, mas essa foi a pior coisa que poderiam ter feito. Em apenas um dia, a Força Suprema respondeu com a EP “Caveira”, e a situação ficou complicada para as lendas. Todas as músicas da EP “Caveira” foram sucessos.
Por duas razões, este beef é considerado o melhor do Rap Angolano. Primeiro, a Força Suprema estava no auge, pronta para provar seu valor e merecer respeito, com um arsenal de rimas forte. Segundo, todos esperavam uma resposta mais agressiva do Projecto X, mas foi um fracasso total, e a Força Suprema foi considerada a justa vencedora do conflito.
Portanto, os beefs são uma parte do entretenimento do Rap e acontecem em todo o mundo onde o Rap é uma cultura. Recentemente, o rap mundial assistiu a uma treta entre Drake e Kendrick Lamar, onde o vencedor foi Kendrick, com a música do momento no Rap, “Not Like Us”.
Leave a comment