Deverias ouvir um dos clássicos álbuns da Lusofonia: “Cubaliwa”, do rapper Azagaia.
O ano era 2013, e o Mano Azagaia lançava seu álbum “Cubaliwa”, este que é um dos melhores álbuns de intervenção social em português. Sim, a opinião é minha, e este álbum é um dos melhores que eu já ouvi até hoje. Pode ser que existam outros álbuns de intervenção social, mas o “Cubaliwa” é o melhor da Lusofonia que você deveria ouvir.
Azagaia é um dos melhores rappers da Lusofonia e de Moçambique; o seu foco sempre consistiu em “Povo No Poder”, ou seja, sua luta, enquanto em vida, era ver seu país Moçambique livre dos opressores e de uma suposta democracia implementada no seu país.
O rapper chegou a falecer no início do ano passado, em 09 de março de 2023. Mesmo assim, este seu álbum traz músicas de alta reflexão sobre como a África anda e como o seu país, em especial, está a se tornar.
Este álbum é um audiobook, onde o rapper teve a honra de explorar todos os conceitos, desde a democracia, colonialismo, opressão do governo e outros conceitos que deram vida ao “Cubaliwa”. O álbum é uma obrigatoriedade para quem pretende conhecer e aprender mais sobre como a África vive.
O rapper Azagaia deixou um legado que irá permanecer até os dias de hoje, e quanto a este álbum, ele começa com “Calaste”, onde ele atira contra o Roger, afirmando que o mesmo é vendido pelo governo, enquanto ele é o seu próprio patrão.
Outro single é “Cães de Raça”, um dos meus favoritos, que conta com a participação do Guto; “Maçonaria”, com Banda Likute e Guto; “Abc do Preconceito”; “Países do Medo”, com MCK e Valete, entre outros tantos sucessos que este álbum apresenta.
Então, se você está à procura de um álbum para aprender sobre como é a África e especialmente Moçambique, recomendamos esta obra-prima “Cubaliwa”, o melhor álbum de intervenção social da Lusofonia que você ouvirá.
Tracklist /Lista de Músicas
01 Calaste
02 Cães de Raça (feat. Guto)
03 Maçonaria (feat. Banda Likute & Guto)
04 Começa Em Ti (feat. Júlia Duarte)
05 Abc do Preconceito
06 Subir Na Vida (feat. Kennedy Ribeiro)
07 Miss e Mister Moçambique (feat. Dama do Bling, Baka & Xixel)
08 Wa Gaia (feat. Stewart Sukuma)
09 Revolução Já (feat. Spirits Indigenous & Tira-Teimas)
10 Países do Medo (feat. Mck & Valete)
11 Carne de Canhão (feat. Hélio Bentes)
12 Homem Bomba (feat. Macross Maguguana & Miguel Cherba)
13 A Minha Geração (feat. Ras Haitrm)
Leave a comment